Home » Empresa

Empresa

olariaNo ano de 1912, o trabalho disponível era no setor agrícola, a atividade mais rentável naquele época. Os senhores das fazendas estavam trocando a mão de obra escrava pela dos imigrantes italianos. Foi neste setor que os onze irmãos da família Gianfrancisco começaram a trabalhar.

No anos 40, com o início da atividade industrial no Brasil, os irmãos se reuniram e iniciaram suas atividades na área da construção civil, na fabricação artesanal de tijolos, sendo que a olaria daquela época era tocada por burros( semoventos) e as telhas eram feitas à mão e moldadas nas coxas, o que lhes davam o formato final arredondado.

Nos anos 50, começaram a fabricação industrial mecanizada e as grandes mudanças ocorreram nos anos 70 com o aumento da produção exigida por grandes obras do tipo BNH.

Esse aumento de produção foi contínuo desde aquela época até os dias de hoje.

Os anos 90 foram marcados pela exigência da qualidade e pela conscientização ecólogica, o que fez com que a Giafrancisco procurasse novas fontes de matéria-prima e de material de consumo, o que levou à expansão dos negócios na área de reflorestamento.

Além do relatado acima, a Gianfrancisco sempre se preocupou com o lado social de sua empresa, o que se comprova com o fato de estar na 3ª geração de operários e patrões. Grande parte de seus funcionários residem em imóveis cedidos pela Cerâmica.

Além da Gianfrancisco, o grupo ainda tem participação em diversas outras empresas:

Cerâmica Tec Brasil – Itu
Cerâmica Trevo – Tatuí
Cerâmica Taboal – Campinas
Cerâmica Milano – Monte Mor
Cerâmica Itália – Tatuí
Cerâmica Mônaco – Tatuí
Cerâmica Boa Vista – Itu
Transportadora Santa Lúcia – Campinas
Gianfrancisco Florestal e Agropecuária – área de atuação em diversas cidades no Brasil
Cerâmica da Mata Ltda